A tecnologia Cashless é um sistema de pagamento feito sem o uso de dinheiro ou cartões. Através de uma pulseira RFID ou um cartão com microchip, o usuário consegue carregar uma quantia pré-determinada de créditos e realizar compras apenas aproximando essa pulseira ou cartão de um equipamento especifico.
O cashless, ou seja, o pagamento sem dinheiro ou cartão de crédito e débito já é uma realidade em muitos estabelecimentos comerciais. Além de oferecer vantagens importantes ao consumidor, ele também tem trazido muitos pontos positivos para os comerciantes e empresários.
Se você quer tornar o seu negócio mais moderno, seguro e atrativo aos seus clientes, que tal conferir como o cashless funciona – e de que modo ele pode ajudar a sua empresa? Basta continuar lendo este post!
Como o próprio nome indica, cashless é o pagamento feito sem dinheiro ou cartão de débito e crédito. Isso parece coisa de ficção científica para você? Pois saiba que a tendência já é realidade
Embora no Brasil o cashless ainda esteja começando, lá fora existem exemplos de países no qual essa modalidade de pagamento é muito forte. Na Dinamarca a meta é que o país todo apenas use essa forma de transação em todos os estabelecimentos comerciais, o mesmo ocorre na Suécia.
O pagamento via cashless pode ser feito com várias tecnologias, usando tanto um aplicativo no celular como uma pulseira ou um cartão RFID. Em ambos os casos, o cliente pode inserir uma quantidade de créditos que deseja gastar ou ainda fazer a transação direta do seu banco para o banco do estabelecimento comercial.
No caso das pulseiras RFID, o consumidor apenas terá de aproximá-lo do leitor da maquininha de cartão inteligente, ou de outra tecnologia que você possuir, e o valor é debitado automaticamente na conta do seu negócio.
Com os aplicativos de celular, a ideia é semelhante, sendo que alguns usam tecnologia NFC para fazerem essa transação.
Embora em um primeiro momento essa tecnologia pareça distante da realidade de vários empresários, a verdade é que ela pode ser aplicada em qualquer estabelecimento comercial, bem como em feiras, eventos e outros.
No Brasil, como dissemos, o cashless ainda está começando e os que mais têm se aproveitado dos seus benefícios são os megaeventos, como aconteceu na Copa do Mundo, na Olímpiada do Rio de Janeiro e em festivais de música, como Lollapalooza e o Tomorrow Land.
Porém, ao redor do mundo, ele já faz parte da rotina de várias pessoas e de muitos comércios, graças às várias vantagens que citaremos mais adiante neste conteúdo.
Você poderá oferecer essa forma de pagamento no seu ponto de venda, em feiras que a sua marca for participar, em eventos e em qualquer outra situação que você deseje dar ainda mais mobilidade e versatilidade aos seus consumidores.
O cashless, como temos dito ao longo deste conteúdo, possui muitas vantagens tanto para quem consome com para os donos dos negócios. Veja algumas.
Oferecer mais possibilidades de pagamento é sempre interessante para quem trabalha com o público final, aumentando as chances de fechar uma venda. Por isso, o cashless oferece vantagens interessantes como:
Quem consome e usa o cashless como meio de pagamento também tem vantagens importantes quando comparado aos outros métodos, como:
Depois de ler este conteúdo, você acredita que o cashless pode ser uma opção interessante para o seu negócio?
Para começar a oferecer mais essa facilidade ao seu cliente é primordial buscar por um sistema de frente de caixa que seja capaz de incluir essa opção nos seus meios de recebimento.
Com um software integrado e o uso de máquinas de cartão inteligentes você consegue que os pagamentos via cashless sejam automaticamente lançados no seu fluxo de caixa, que as notas fiscais sejam emitidas e enviadas ao Fisco, que o cupom fiscal seja impresso ao cliente e que todas as informações sejam lançadas no seu sistema, favorecendo o controle do seu negócio.
As opções de trabalhar com o pagamento cashless mais usadas hoje em dia no Brasil são:
Ambas as opções podem também ser usadas no seu PDV móvel, uma solução que já tem sido aplicada por muitos comerciantes que sofrem com as filas, como no caso de food trucks ou fast foods.
Nesse caso, o seu funcionário vai até o cliente pegar o pedido (que já é enviado automaticamente para os demais setores responsáveis) e faz o recebimento diretamente na fila, de forma tradicional ou via cashless que traz ainda mais agilidade ao sistema.
Todas as informações são trocadas via Wi-Fi e os dados atualizados no seu caixa e a emissão das notas fiscais e do cupom fiscal são enviados diretamente para o e-mail do cliente, sem papel ou burocracia.
Como você pode notar, o pagamento cashless é uma possibilidade bem interessante de oferecer segurança, tranquilidade e agilidade para os seus consumidores, melhorando também o controle que você tem do seu estabelecimento e auxiliando a sua gestão.
Carteirinha de PVC Estudante, essa é para você! Conheça a nossa carteira estudantil em…