Cartão fidelidade como fazer e quais são os benefícios:
O cartão fidelidade é mais uma das grandes estratégias de fidelização de clientes. Assim como as muitas outras práticas nesse sentido, a ideia é oferecer vantagens a clientes mais assíduos, ou mesmo, criar uma nova cartela de clientes por meio de benefícios e facilidades que a sua empresa pode oferecer a eles.
Atualmente, os clientes não focam somente na diferença de preços na hora de escolher onde comprar. Os compradores de hoje não estão interessados em pechinchar ou em garimpar os lugares com melhores preços. Eles estão interessados na experiência de compra.
Essa experiência de compra abrange muita coisa, desde o atendimento diferenciado e personalizado, ofertas exclusivas, vantagens e benefícios oferecidas especialmente para cada cliente de acordo com suas preferências, e muito mais.
São essas vantagens e personalização no atendimento que farão este cliente retornar e recomendar para outros os produtos e serviços da sua empresa. Isso porque, com tudo o que o seu negócio oferece, a experiência de compra desse cliente foi boa e ele criou um vínculo com a sua empresa.
Esse vínculo, quando positivo, sempre vai trazer resultados bons para os dois, tanto cliente quanto empresa.
O cartão fidelidade é mais uma maneira de criar esse vínculo. Neste caso o vínculo ganha forma física e carrega o nome da sua empresa. Esse cartão fidelidade é como um contrato ou um vale presente. Garante que a pessoa que possui ele vai sair ganhando em algum sentido. Seja desconto seja um produto feito a seu gosto, um cartão fidelidade fideliza justamente por isso: faz o cliente se sentir especial. Essa, inclusive, é uma das regras vitais do bom atendimento ao cliente.
O cartão fidelidade é uma estratégia para oferecer vantagens, benefícios e descontos aos clientes mais fiéis de uma empresa. O acúmulo de pontos que dá direito a esses benefícios geralmente é armazenado em um cartão magnético, ou mesmo, em um cartão de papel.
No caso do cartão magnético, ele é preferido por empresas que somam pontos a cada compra do cliente. Esses pontos vão sendo somados e, ao final, quando o cliente atinge determinado número de pontos, ele pode solicitar a troca dessa pontuação por brindes, descontos, ou mesmo, novos produtos.
Já o cartão de papel é geralmente escolhido por restaurantes e lancherias, que carimbam este cartão cada vez que determinado cliente consome lá. Normalmente a soma de dez dessas carimbadas garante um almoço ou jantar gratuito como brinde pela fidelidade daquele cliente.
O primeiro passo é recorrer a uma bom plano de marketing. Isso porque, você e seus sócios vão precisar analisar qual o tipo de cartão é o mais ideal para o seu tipo de negócio e para os seus clientes. Além disso, vai ser preciso analisar, também, quais vão ser os tipos de benefícios oferecidos a esses clientes e quantos pontos eles vão precisar fazer para alcançar esses benefícios.
Você deve lembrar de criar planejamentos estratégicos como esse, sempre de maneira alinhada com o seu plano de negócios e o seu planejamento orçamentário. Isso porque, os benefícios que a sua empresa vai oferecer por meio do cartão fidelidade não podem representar uma forma de prejuízo para os eu negócio.
De nada adiantaria, por exemplo, oferecer descontos em peças de roupas importadas, onde o lucro da sua empresa, com o desconto, não cobriria nem o preço de compra e importação da peça.
Por isso, o planejamento nesse sentido é importante. É necessário saber diferenciar o que traz benefícios para a empresa e o que pode representar prejuízo quando aplicado em larga escala.
Existem diversas estratégias para a criação, não só de cartão fidelidade, mas também, de várias outras técnicas de fidelização de clientes. A gente selecionou algumas dessas dicas, que vão servir para guiar você e seus sócios na hora de escolher a melhor forma de implementar estas estratégias na sua empresa.
Este passo é básico para todas as dicas que a gente dá aqui no blog. Isso porque, qualquer empresário que deseja ter sucesso sabe que a coisa mais importante de seu negócio é o cliente e, como tal, deve ser muito bem conhecido e entendido.
Esse conhecimento vai garantir que você possa criar ações direcionadas, específicas para cada segmento de clientes que o seu negócio possuir.
Como dissemos lá em cima, esse direcionamento e personalização faz o cliente se sentir especial e exclusivo, entendendo que a sua empresa se importa com ele de verdade e que presta atenção a suas necessidades. Uma boa estratégia para conhecer seus clientes é ter um sistema de gestão empresarial que salve seus dados no momento das compras. Esse tipo de software vai salvando os tipos de produtos que seus clientes mais compram, com que frequência eles visitam sua loja, como preferem pagar, além de seus dados cadastrais comuns, como telefone, e-mail e endereço. Embora este seja o método mais efetivo, você ainda pode fazer essa coleta de dados por meio de uma planilha específica para isso.
Tudo isso garante que você possa direcionar suas estratégias diretamente para esse cliente, de acordo com os gostos e necessidades dele.
Esse benefício se estende à criação de cartão fidelidade. Se você conhecer bem os desejos, hábitos e necessidades de seus clientes, vai saber exatamente que tipos de benefícios serão mais valiosos para eles.
Qual é o seu objetivo ao criar este cartão fidelidade? Se você deseja fidelizar eles, uma boa ideia é sempre o programa de descontos. Por outro lado, se você deseja criar novos clientes, a ideia que mais traz resultados é criar um programa de indicação, onde seus clientes mais fiéis recomendam seus produtos para os amigos e ganham desconto cada vez que esse novo cliente compra com você.
Como dissemos lá em cima, planejamento estratégico é primordial para criar qualquer plano de marketing do tipo.
Criatividade sempre traz resultado e nesse caso, não é diferente. Crie um cartão fidelidade que tenha a cara da sua empresa, que acompanhe a sua identidade visual. Se reúna com os seus sócios e funcionários mais criativos e pensem em um nome interessante para o seu cartão fidelidade. Não só isso, aproveite essa reunião para debater sobre maneiras criativas de anunciar esse cartão. De que forma ele vai ser apresentado nas propagandas? Qual será o público-alvo? Como ele pode ser atingido da melhor maneira?
Busque maneiras de fazer com que esse cartão e seus benefícios estejam alinhados com a missão, visão e valores da sua empresa. Desse modo, além dos benefícios ele vai trazer para seus clientes mais um bom peso de valor agregado.
Crie regras específicas e bem claras para o seu sistema de fidelidade. Isso porque, é muito fácil que as pessoas se confundam com as letras miúdas e acabem trocando informações úteis por outras inúteis. Por isso, é importante que toda a comunicação seja clara nesse sentido. Tanto para que os clientes não percam seus benefícios quanto para que a empresa não tenha prejuízos por alguma informação entendida de maneira errada.
Essa parte é bastante importante. Como dissemos lá em cima, é importante definir que métricas serão calculadas na hora de conceder pontos para seus clientes mais fiéis. Vai ser pelo número de comprar? Quantos pontos ele vai ganhar em casa compra? Vai ser pelo número de vezes que ele frequenta a loja? Quais vão ser estes critérios?
Essa métrica é importante para que o cliente saiba de antemão quais são os comportamentos que geram pontos e para que você e seus sócios possam fazer uma previsão média de quanto vão investir e ter de retorno com essa ação.
Já decidiu que tipo de material vai compor o cartão? Vai ser uma cartão de plástico magnético? Vai precisar de chip? Vale lembrar que se ele for plástico é importante que ele tenha código de barras de maneira a ser lido depois pelos seus leitores desse tipo de código e por seu software de gestão empresarial.
Se ele for de papel, qual será a qualidade desse papel? É difícil de falsificar esse cartão? Seus carimbos estão em boa qualidade ou podem ser copiados facilmente? Todas estas questões são válidas para impedir transtornos com aquelas clientes espertinhos que possam querer passar a sua empresa para trás.
De nada vale ter um bom sistema de cartão fidelidade se os seus clientes não souberem que ele existe, não é mesmo?
Por isso, invista em propaganda, em todos os canais que estiverem ao seu alcance. Seja televisão, rádio, jornal, ou mesmo, redes sociais, o importante é que seus clientes saibam que a sua empresa está oferecendo diversos benefícios para quem compra lá há mais tempo.
Essa divulgação passa, também, pelos seus colaboradores, que devem estar bem treinados para divulgar o seu cartão fidelidade sempre que entrarem em contato com um cliente.
Como empresário você com certeza é cliente de algum banco ou companhia aérea, não é mesmo? Você já reparou em como eles segmentam os seus clientes por poder de compra? Há clientes que têm cartão Gold, Diamante, Prata, etc… Todos esses segmentos são hierarquias e como tal, saber que é um ponto mais alto para ser alcançado faz com que os clientes invistam mais para alcançar aquele posto.
É claro que nenhum cliente vai conseguir mudar o seu poder de compra significativamente só para receber um cartão Diamante, mas ele por certo vai investir mais em compras especificamente em sua empresa para garantir que ele consiga esses benefícios e esse status pelo menos como comprador. Você deve se lembrar sempre: todo cliente quer se sentir especial.
É isso aí. Com estas dicas fica bem difícil que você errar na estratégia de criar o seu cartão fidelidade. De qualquer modo, repasse com seus sócios todos esses passo e, se surgir mais alguma outra ideia que agregue à sua estratégia, não deixar de aplicar ela.
Se você ainda tem dúvidas ou gostou do assunto, abaixo tem um vídeo falando um pouco mais sobre o tema:
Vale lembrar que todas estas dicas você deve adaptar à realidade da sua empresa, além de analisar que outras estratégias ainda cabem nesse planejamento.
Os cartões PVC da Cardcom são confeccionados em material importado, sem limites de cores e alta resolução de imagem com tecnologia HD Plus possibilitando impressões com 1.440 DPI. Uma das vantagens desse tipo de impressão protegida por laminação, que impossibilita o desgaste e com opção de vários tipos de tecnologias, como tarja magnética, código de barras e/ou proximidade (RFID).
A principal vantagem dessa tecnologia é o anti desgaste. Os dados ficam protegidos pela laminação, garantindo maior durabilidade. Sua utilização abrange vários segmentos e setores:
• Cartões Cashless
• Cartões PVC estacionamento
• Cartões PVC fidelidade
• Cartões PVC consumo
• Cartões PVC membros ou associados
• Cartões em PVC para instituições de ensino (escolas, faculdades e cursos)
• Cartões em PVC para hotéis (acesso em setores e chave para quartos)
• Cartões em PVC para acesso em prédios comerciais
Avenida General Carlos Guedes, 146
Planalto, Belo Horizonte – MG
31720-500
Seu evento pode ter uma página personalizada ou standart , para cadastro e confirmação de dados dos seus convidados. Com todos convidados cadastrados no dia do evento faremos a autenticação e validação de todos os convidados via QRCode.
Nos eventos com credenciamento o convidado pode ser localizado pelo QRCode ou nome, assim que localizado autenticamos a presença dele gerando automaticamente a etiqueta para colar na credencial de acesso. Tudo muito rápido, simples e automático evitando filas na entrada do evento.
Tem alguma demanda específica? Entre em contato conosco!
No ano de 2012 fomos procurados pela CEMIG que tinha uma demanda urgente e grande, mas precisava de um parceiro de confiança que desse conta do recado.
O acesso ao prédio da CEMIG na Av. Barbacena, 1200 – Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG deveria migrar de cartões com banda magnética para a nova e mais segura tecnologia de cartões, a tecnologia RFID (Cartão sem contato).
Até aí tudo bem, muito simples, mas um pequeno detalhe gerou o desafio.
Estávamos falando de 50.000 crachás personalizados, com chip RFID com vários modelos e cores diferentes para serem entregues, registrados e distribuídos aos funcionários em 20 dias.
No primeiro momento ficamos assustados pois o tempo era extremamente curto o que não permitiria nenhum tipo de falha, pois não haveria tempo hábil para corrigi-la.
Bem, a diretoria se reuniu com a gerência de produção e depois de várias horas de conversa, levantamento de hipóteses e ideias expostas chegamos a uma conclusão:
A frase da cultura interna mais famosa na Cardcom
“Se a Cardcom não faz, ninguém mais faz.”
Decidimos encarar o desafio e nos superarmos mais uma vez.
Conclusão, tudo ocorreu dentro do programado e a virada de tecnologia no prédio da Cemig foi um sucesso!
Disponibilizamos recepcionistas, coordenadoras e técnicos com experiência em diversos perfis de eventos para atuar no atendimento ao público com profissionalismo, simpatia e agilidade.
Credenciamento dos participantes através de uma equipe capacitada para atendimento, equipamentos de última geração e a possibilidade de customização do software de acordo com a necessidade do seu evento além de fornecer em tempo real relatórios gerenciais sobre a Feira, Congresso ou Evento Corporativo e seus participantes.
Diversas soluções para validação do credenciamento e acessos de cada participante como QRCode,código de barras, nome entre outras funcionalidades com o foco na segurança e agilidade no atendimento.
Desenvolvimento de sites, hotsites e portais para eventos.
Cuidamos com agilidade de todas as etapas do projeto: registro de domínio, hospedagem, criação de layout, desenvolvimento e manutenção.
Contamos com diversos meios de fazer o controle de acesso de seus visitantes: leitura de código de barras ou QRCodes dos vouchers ou crachás através de coletores, biometria, contadores de pessoas por sensor, catracas eletrônicas, dentre outras opções.
BANNER
ADESIVO VINÍLICO
ADESIVO HOLOGRÁFICO
PLACA ADESIVADA EM VIDRO
PLACA E QUADRO EM PVC
CALENDÁRIO EM PVC
RÉGUA EM PVC
AGENDAS
RELÓGIO DE PAREDE E MESA EM PVC
ADESIVOS PARA CHÃO
ADESIVOS PARA PERSONALIZADOS
PLACAS
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TOPPERS EM PVC
TOTEM EM PVC
A impressão de boleto é um serviço essencial para diversos segmentos do mercado como Condomínios e Associações Veiculares que possuem esta opção de pagamento muito requerida pelos clientes. A impressão de boleto é realizada com a inserção de dados variáveis e código de barras. O processo de impressão deste tipo de material é feito por meio de equipamentos tecnológicos específicos para impressão dos dados variáveis e do código de barras, que efetua a inserção das informações por meio de leitura óptica.
A Cardcom possui equipamentos sofisticados que garantem a total qualidade da impressão com dados variáveis, imprescindível para materiais, como boletos, carnês, cartas de cobrança, entre outros.
Tudo é feito on line o cliente envia o arquivo pelo sistema e pronto fazemos a impressão, manuseio e postagem via correios.
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Envie seu currículo, preenchendo todos os campos abaixo, retornaremos o contato mais breve possível!